Rio Aquidauana sobe mais à noite e 20 ribeirinhos evacuam casas no distrito de Palmeiras
Rio Aquidauana não para de subir e chega a 7,42 metros nesta sexta-feira (6)
Casa alagada em Palmeiras, distrito de Dois Irmãos do Buriti (Foto: Buriti News) Cerca de 20 ribeirinhos do distrito de Palmeiras, em Dois Irmãos do Buriti, evacuaram as casas desde a manhã de quinta-feira (5). O Rio Aquidauana não para de subir e chega a 7,42 metros na manhã desta sexta-feira (6), ou seja, 14,15% acima do nível de emergência (6,5 m). Residências e estabelecimentos comerciais já estão alagados.
Durante a manhã de ontem, casal de idosos iniciou a evacuação, saindo de sua residência por conta própria, quando o nível era de 6,05 metros. No entanto, conforme o secretário de Defesa Civil da cidade, Hanatiel Moura dos Santos, nem todas as famílias aceitaram deixar suas casas, enquanto o rio não atingiu os 7 metros.
Cerca de cinco famílias, totalizando 20 pessoas, foram desalojadas. A maioria delas está na casa de parentes ou amigos, e apenas uma precisou de abrigo na Associação de Moradores. “Entramos em algumas casas com água até na cintura para poder tirar [os moradores de lá]”, relata Hanatiel Moura.
A Defesa Civil auxiliou também na retirada de móveis e eletrodomésticos das casas atingidas. Imagens mostram agentes de barco, transportando geladeira, freezer e objetos pessoais de moradores.
Expectativa de melhora
Em Dois Irmãos do Buriti, choveu 110,4 milímetros entre os dias 1° e 5 de fevereiro deste ano. A pluviosidade é 30% abaixo do esperado, conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).
No entanto, a região recebe as águas do Rio Aquidauana, que vêm de cidades como São Gabriel do Oeste e Corguinho. Respectivamente, esses municípios tiveram acumulado de 532,4 e 393,2 milímetros de chuva nos últimos cinco dias, com registro de enxurradas violentas em rios e córregos.
“Acho que o rio já chegou no auge dele, a tendência é ter notícias boas até à noite”, explica o secretário de Defesa Civil de Dois Irmãos do Buriti. “A gente acredita que a expectativa é de melhora, mas estamos esperando notícias de Corguinho”, conclui Hanatiel Moura dos Santos.
Seguindo o curso do rio, após Dois Irmãos do Buriti, as cidades impactadas pela cheia são Aquidauana e Anastácio. Em Aquidauana, já são 14 famílias desalojadas por esse motivo.

COMENTÁRIOS