Diversidade e respeito determinam recrutamentos do Emprega CG
Com 50 encaminhamentos e mais de 300 vagas ofertadas por 19 empresas, a 27ª edição do programa reforçou a importância da diversidade no mercado de trabalho e consolidou a Funsat como referência em inclusão profissional em Campo Grande

O 27° Emprega CG de 2025 contabilizou 50 encaminhamentos de colocações profissionais, em todos atendimentos feitos. Balanço, da manhã da quinta-feira (26), que vai muito além de números, em um evento temático do programa, voltado, pela segunda vez, a captações direcionadas ao público LGBTQIAPN+, em 300 vagas, de 19 empresas.
"Compromisso novamente assumido na nossa Fundação para reforçar a mensagem de respeito e oportunidade a todos. Essência que nos guia neste programa em todas as ações e seleções promovidas", pontua o Diretor-Presidente da Funsat (Fundação Social do Trabalho), João Henrique Lima Bezerra.
Fizeram parte do recrutamento 32 atividades, alternativas de contratações analisadas sob um viés de respeito à diversidade e crença de que a conscientização quanto a isso deve ser um dever em ambientes profissionais.
"Apostar na diversidade vale a pena, sempre. Nossa empresa consegue resultados melhores por fazer essa opção", disse a analista de Recursos Humanos da Tahto, Keila Ramirez, sobre a ação.
Na meta para selecionar 30 colaboradores, Lucas França Cepoline, analista de atração e seleção da Guatós, participou, neste ano já, de três edições do programa, e acredita a escolha temática de alguns dos recrutamentos reforça compromissos pertinentes à sociedade.
"Uma iniciativa que deixa um legado, uma reflexão a todos, para que barreiras sejam quebradas e todo mundo seja bem atendido. Seja quem precisa trabalhar, quanto as empresas com as suas contratações, ou a Funsat no seu papel social para o município", relatou o entrevistador.
Gerente da M.MTelecom, empresa representante da Claro em Campo Grande, Julio Lopo achou efetiva a captação neste Emprega CG, e pretende estar em outras edições no segundo semestre.
"O interessado enxerga uma oportunidade mais clara, e também vemos isso do nosso lado. Com esse modelo de interação, acho que facilita mais o diálogo, a negociação e também permite uma boa apresentação da vaga aos candidatos. A maioria dos chamados que trouxemos para a seleção foi com o intuito de trazer a pessoa, treinar, ambientar e gerar resultados. Detalhes que precisam ser bem enfatizados na entrevista, assim como a relevância do respeito no ambiente de trabalho", destacou.
Candidatos aprovam a estratégia
Do Aero Rancho, Thiago Proença da Silva (26 anos) foi até a Funsat para conferir mais, sobre alguns dos 300 anúncios do Emprega CG, e acompanhar de perto sobre a execução de uma edição que defendeu a mensagem do dia 28 de Junho, data do orgulho LGBTQIAPN+.
"A organização com esse propósito significou uma conquista para a comunidade, seja para mostrar que a oportunidade deve ser para todos, quanto para se quebrar pré-conceitos", comentou.
Missão também elogiada por Carol Dias, moradora do Nova Lima, e que teve a sua primeira experiência no "modelo feirão". "Já tinham me falado e realmente é muito melhor. Resta saber se a contratação dará certo. Mas parabéns por criarem essa ponte de forma muito corajosa e responsável. Temos que valorizar todos de forma igual", citou a candidata, de 27 anos.
Raiane Lima da Silva (24 anos), lembrou ainda que, futuramente, a edição poderá significar um marco, ou ainda uma referência ao público LGBTQIAPN+.
"Uma mudança de postura que tem a liderança e o exemplo dado pelo Poder Público, assim como por empresas importantes de Campo Grande. Atitudes e ações que a longo prazo vão gerar, com certeza, mudança de mentalidades", mencionou a candidata, moradora do Santa Luzia.
Com pouco tempo instalada em Campo Grande, Katia Miranda de Souza (42 anos) foi recomendada ao Emprega CG. "Me falaram para estar em todos, até dar certo a contratação. Vindo de São Gabriel, tenho pressa pra ser escolhida em uma boa oportunidade", citou a moradora do Pioneiros.
Para Maisa Gabrielle Ferreira Martins, a dica veio do pai, que acompanha a Funsat em canais de comunicação. "O importante é ter sempre os feirões e apoio a ideia de que alguns sejam temáticos. Aumenta. Envolvimento das empresas, aparecerem as vagas e questões importantes recebem a atenção. Vejo que assim estimula a gente para boas escolhas e para as empresas boas análises de novos funcionários", comunicou a residente do Morada Verde, de 19 anos, tentando há um mês a colocação.
Tempo menor que os seis meses de espera de Maria Eduarda Alves (23 anos). "Agradeço a Prefeitura, pois o evento aconteceu em um momento que preciso bastante reverter a minha situação. Já fiz, recentemente uma candidatura na Agência da Funsat, mas em feirões assim a gente sabe que as chances são maiores. E quero muito esse novo emprego, agora é ser aprovada no restante da seleção", disse a moradora do Jardim Seminário, aprovada em etapas iniciais da seleção que escolheu concorrer.
Dia 30 o programa volta!
Rumo aos 4 mil encaminhamentos do ano, Fundação retorna com o Emprega CG em 30 de Junho, na próxima segunda-feira. Serão 120 vagas, para um recrutamento em 13 profissões diferentes, das 8h às 13h, na Avenida Marecha Deodoro, 5682, no Coophavila II.
O atendimento será feito por ordem das senhas distribuídas, com recomendação aos interessados nas contratações para levar documentos pessoais na entrevista de emprego.
Emprega CG n°28/2025
120 vagas de 13 profissões
Horário: das 8h às 13h
Local: Assaí Atacadista
Avenida Marechal Deodoro, 5682, Coophavilla II.
*Com Informações Assessoria de Imprensa
COMENTÁRIOS