Claraboia apresenta na SP-Arte Rotas nova geração de artistas no projeto Mascarados e mistérios: das figuras à atmosfera
Galeria reúne em seu estande obras de oito artistas que transitam entre culturas populares e imaginação fabular

Na edição SP-Arte Rotas 2025, a Claraboia apresenta Mascarados e mistérios: das figuras à atmosfera, com obras de uma nova geração de artistas brasileiros: Artur Bombonato, Arthur Siebra, Lucas Milano, Mari Ra, Pedro França, Samara Paiva, Wagner Olino e Zimar. O projeto traça um percurso entre o fabular e o etéreo, entre o gesto gráfico e a aparição espectral, refletindo sobre as linhas de força entre subjetividade e imaginação.
Alguns dos trabalhos evocam diretamente o imaginário das culturas populares e suas figuras mascaradas, sublinhando as tensões entre corpo e fantasia, enquanto outros abordam de modo mais livre os ritos e invenções coletivas. Por fim, há obras que trazem cenas e paisagens imbuídas de mistério, ou uma luminosidade rarefeita — como portais para o desconhecido. Ao atravessar figuração onírica, abstração geométrica e zonas indefinidas, o conjunto explora diferentes modos de encarnar a energia eletrizante do fantástico.
A Galeria Claraboia ocupa o estande D05 na feira.
Exposição em paralelo | Construção no Vento
A Claraboia, em parceria com a Flexa, recebe a mostra Construção no vento, em exibição até 4 de outubro, em São Paulo. A parceria reflete o interesse da Claraboia em articular projetos de arte contemporânea por meio da colaboração com artistas, curadores, galerias e instituições que se alinham ao seu programa, buscando novas formas de pensar e compartilhar arte.
Com curadoria de Luisa Duarte, expografia de Daniela Thomas e texto de Julia de Souza, a exposição tem no seu título um paradoxo presente em uma reflexão de Nuno Ramos (1960–) sobre a poética de Mira Schendel (1919–1988): como seria possível edificar em meio ao efêmero? Como pensar uma construção que se dê por meio da volatilidade própria ao vento?
A partir de três núcleos a coletiva reúne, por meio das obras de mais de 40 artistas, como Adriana Varejão, Yayoi Kusama, Mira Schendel, Tunga, Leonilson, Rebeca Carapiá, Juliana dos Santos e Iole de Freitas, formas de sensibilidade que escapam às lógicas pragmáticas e grandiosas, privilegiando o que reverbera silenciosamente.
SOBRE A CLARABOIA
A Claraboia é uma galeria de arte contemporânea dedicada a projetos colaborativos. Seu programa parte de energias e questões essenciais brasileiras para promover diálogos multiculturais, focando no desenvolvimento e na inserção comercial de novos artistas.
SERVIÇO
SP-Arte Rotas
De 28 a 31 de agosto de 2025
ARCA - Av. Manuel Bandeira, 360 - Vila Leopoldina, São Paulo, SP
Estande Claraboia: D05
*Com Informações Assessoria de imprensa
COMENTÁRIOS