Agronegócio: entenda como o crowdfunding de investimentos pode facilitar o acesso ao capital
Solução fomenta a captação de recursos para o setor, tradicionalmente cheio de barreiras, e alavanca a economia, defende especialista

O agronegócio brasileiro segue se consolidando como uma potência global e deve representar 22% do PIB nacional em 2024, segundo cálculos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). E esse número tem potencial para crescer ainda mais com o apoio de crowdfundings de investimentos voltados para projetos agropecuários, que são mais ágeis e menos burocráticos do que os financiamentos tradicionais.
Quem quer empreender no campo, normalmente, enfrenta uma série de desafios no acesso ao crédito. Os financiamentos convencionais para projetos produtivos no agro exigem inúmeros documentos, impõem restrições sobre como os recursos podem ser usados e, em muitos casos, limitam até mesmo a quem o produtor pode vender sua produção. Isso acaba reduzindo significativamente a autonomia do empresário rural.
É por isso que o crowdfunding de investimentos é tão estratégico para impulsionar o agronegócio brasileiro. Com essa modalidade, é possível captar recursos de forma mais ágil, descomplicada e acessível. De acordo com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), em 2025, o total de projetos de crowdfundings alcançou R$ 1,5 bilhão em volume financeiro.
Essa alternativa democratiza o acesso ao investimento em empresas em estágio inicial. “Enquanto o crédito rural tradicional muitas vezes é engessado por burocracias e políticas públicas, o crowdfunding de investimentos oferece um caminho eficiente para o produtor rural. Ele ganha autonomia para investir em seu negócio com menos amarras, focando no que realmente importa: aumentar sua produtividade e rentabilidade”, destaca Felipe Vergasta, CEO da Finme, empresa de crowdfunding de investimentos com foco na economia real.
Na prática, o crowdfunding de investimentos é uma modalidade de financiamento coletivo em que investidores aportam recursos em projetos, startups ou empresas em troca de participação societária (equity crowdfunding) ou rendimentos futuros (como dividendos ou juros), conforme regulamentação da CVM no Brasil.
O modelo funciona por meio de plataformas que conectam empreendedores a investidores — para estes, o crowdfunding permite diversificar as carteiras com ativos no agronegócio. Sendo um setor de resiliência da economia brasileira, ele representa mais uma opção para aqueles que buscam mais chances de ter alta rentabilidade.
Além disso, pode abrir portas para inovação e sustentabilidade no campo. “O Brasil está repleto de projetos incríveis que não conseguem sair do papel por falta de recursos. O crowdfunding pode ser a chave para viabilizar essas ideias, promovendo inovação, sustentabilidade e geração de empregos no setor. É uma forma de conectar quem tem boas ideias a quem quer investir em um futuro mais próspero para o agro”, finaliza o executivo.
Sobre a Finme
A Finme é uma empresa do mercado financeiro, com foco na economia real através de investimentos alternativos. Nossa plataforma opera sob o modelo de crowdfunding, coordenando ofertas públicas e privadas para financiar projetos com ativos reais, de forma menos burocrática e mais econômica. Fundada em 2023, nascemos para conectar empresas a investidores e oportunidades de mercado, permitindo que os custos das operações sejam mais baixos que no mercado tradicional e os rendimentos mais altos. Nosso foco está em setores estratégicos, como o imobiliário, o agronegócio e o de energia renovável.
COMENTÁRIOS